“A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) deverá efetivar a climatização de 300 unidades Escolares este ano”. A afirmação é do secretário Ságuas Moraes. Atualmente 120 Escolas já possuem condicionadores de ar instalados e em pleno funcionamento. Ao final de 2013 serão 420, o que representará 57% do total de 740 unidades de ensino do Estado.
O secretário cita que 160 Escolas deverão ser climatizadas em 2014. “Ao final da gestão do governador Silval Barbosa 78% das unidades de ensino do Estado estarão climatizadas”, afirmou. Ele explica que há impossibilidade de se atingir 100%, porque os locais onde estão instaladas outras 160 unidades (100 do campo e 60 indígenas) não possuem rede de alta tensão.
“As Escolas do campo e indígenas possuem rede monofásica o que impossibilita a instalação do posto de transformação, reforço da rede interna e conseqüente climatização. Os condicionadores de ar podem ser instalados somente quando há rede trifásica”, informou Ságuas.
PDE Climatização
A Seduc deu início na semana passada aos repasses do Programa Dinheiro na Escola (PDE) Climatização. Cerca de R$ 3,3 milhões foram encaminhados a 82 unidades localizadas em: Cuiabá, Várzea Grande, Rondonópolis, Confresa e Barra do Garças. O recurso é para melhoria da rede elétrica interna.
A secretária adjunta de Estrutura Escolar, Nuccia Maria Santos, cita que o reforço da rede interna é necessário para ligação do posto de transformação da energia de alta tensão, proveniente da rede externa da Escola. “A ligação do posto sem antes reforçar a rede interna pode provocar queda de luz. E os postos são para aumentar a carga de energia das unidades, necessária para a efetiva climatização”, explicou.
Ao todo o governo do Estado disponibilizou R$ 19.539.354,67 para o reforço da rede elétrica. O repasse inicial integra o primeiro lote de um total de seis, que deverá ser finalizado em dezembro deste ano. “Das 300 que serão climatizadas este ano, 148 já estão com postos instalados e estão recebendo ou receberão os primeiros repasses. As outras serão contempladas à medida que os postos forem sendo instalados”, finalizou.
VOLNEY ALBANO
Assessoria/Seduc-MT
Assessoria/Seduc-MT
Nenhum comentário :
Postar um comentário